Mulher e Homem, imagem de Deus

02.03.2015

Reflexão do dia: “E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; Ela porquanto era a mãe de todos os viventes”. Gn 3:20
 
Olá meus leitores lindos, estarei postando todo início de mês, uma reflexão bíblica, que será retirada de uma agenda maravilhosa que eu ganhei. Se chama agenda da mulher,  editora Ágape. Os textos são ótimos, não deixe de acompanhar, e ai vamos nós com o primeiro deles:
 

 

È muito comum usarmos o termo “homem” quando falamos dos aspectos a humanidade, por exemplo: ‘O homem é a imagem de Deus’. È claro que com essa frase queremos dizer que toda a humanidade foi criada por Deus segundo sua imagem. Basta uma leitura simples no capítulo dois do livro de Gênesis para perceber que o homem e a mulher são imagens de Deus.
    Imagem de Deus é a capacidade privilegiada que Adão e Eva receberam do Criador, aspectos particular que os distingue das criaturas inanimadas e dos seres irracionais. Mas o nosso foco aqui não é fazer distinção entre os atributos da humanidade e a falta deles nos animais irracionais, o propósito é reconhecer que mulher e homem estão no mesmo patamar de dignidade, pois Deus os fez assim.
    È verdade que Deus fez primeiro o homem, mas depois de Adão nenhum homem veio ao mundo sem antes cumprir seus dias de gestação no ventre de uma mulher. Quando Adão existia sozinho no paraíso, ele parecia incompleto e enfraquecido sem uma contraparte; Deus mesmo disse que não era bom que o homem estivesse só, e que faria para ele alguém que o auxiliasse e correspondesse (Gn 2.18). Antes que isso ocorresse, Adão continuou trabalhando de boa vontade, cumprindo suas atribuições, dando nome a todos os rebanhos domésticos ás aves do céu, e a todos os animais selvagens (Gn 2.20). Depois desse relato sobre a condição e as muitas tarefas do homem, o texto bíblico repete o que já havia sido dito, mas agora com mais ênfase e sugerindo que Adão estava se sentindo sozinho no meio de todos os casais de animais: ‘Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse’ (Gn 2.20). Então Deus o fez cair num sono profundo e tirou uma de suas costelas, e com ela fez uma mulher e levou até ele. Quando Adão viu a mulher, entusiasmado disse: ‘Essa sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!’ (Gn 2.23).
    Agora Adão tem uma auxiliadora que lhe corresponda, o que indica o estado completo dele; a mulher foi o elemento que o fortaleceu, e só então, depois que ambos estavam completos, Deus diz que eles são uma só carne (Gn 2.24). A imagem de Deus definitivamente se definiu quando Deus criou ‘eles’ e não ‘ele’ ou ‘ela’. É por isso que o homem não pode ser imagem de Deus sem a mulher e nem a mulher ser imagem de Deus sem o homem.
    Quanto ao papel de subordinação da mulher, este é resultado da queda, e não da criação, dilema que é resolvido mediante a graça de Deus que se manifestou de forma plena na pessoa de Jesus Cristo, nosso Redentor.

 
Espero que tenham gostado, Muito Obrigada e beijão!
Please reload

Posts recentes

Please reload

Looks evangélicos

Looks para o final de ano

Dicas de Make para Noivado

Make efeito Glow

1/1
Please reload

@franciele.vasconcelos

By Blog Simplesmente Rosa